Tratamento Hálux Rigidus

A tendinite dos fibulares refere-se à inflamação dos tendões fibulares, que são dois grupos de músculos localizados na parte externa da perna, denominados fibular longo e fibular curto. Esses tendões desempenham um papel importante na estabilização do pé e na flexão lateral do tornozelo.

• Dor: Dor na articulação do dedão, especialmente durante o movimento.
  • Rigidez: Dificuldade em mover o dedão, especialmente para cima e para baixo.
  • Inchaço: Inchaço ao redor da articulação afetada.
  • Formação de Esporão: Pode ocorrer a formação de osteófitos (espículas ósseas) na articulação.

Embora a verdadeira origem do Hálux Rigidus seja desconhecida, diversos fatores têm sido identificados como contribuintes para o desenvolvimento dessa condição:

• Anormalidade no comprimento do primeiro metatarso.
  • Eventos microtraumáticos repetitivos na articulação entre o primeiro metatarso e a falange do hálux ao longo da vida
  • Histórico familiar da condição.

Tratamento CIRÚRGICO

Em casos em que o tratamento conservador não alcança os resultados desejados, a intervenção cirúrgica torna-se uma opção. Dentre as modalidades cirúrgicas, destacam-se a infiltração articular, artrodese e artroplastia de interposição.

Infiltração Articular:
Embora considerada cirurgia de pequeno porte, a infiltração articular é uma opção pouco invasiva para casos iniciais de Hálux Rigidus. Realizada em ambiente cirúrgico, envolve a infiltração de ácido hialurônico e corticoide na articulação do hálux afetado, visando “melhorar o ambiente articular”. Pela sua natureza minimamente invasiva, os pacientes podem ser liberados no mesmo dia.

Artrodese:
Em estágios mais avançados, a artrodese da articulação pode ser considerada. Nesse procedimento, a cartilagem é removida, e os ossos fundidos (artrodese) com o uso de placas e/ou parafusos. Embora proporcione uma correção permanente, eliminando dor e deformidade, a desvantagem é a perda de movimento resultante.

Artroplastia de Interposição:
Em casos moderados, quando a perda de movimento é uma preocupação, a artroplastia de interposição pode ser uma alternativa. Envolve a ressecção da porção doente da articulação metatarsofalangeana e a interposição de partes moles, como tendão ou cápsula articular.

O Hálux Rigidus, embora frequente, apresenta uma variedade de opções de tratamento. O diagnóstico precoce e a consulta com um ortopedista são essenciais para instituir um plano de tratamento adequado, prevenindo complicações futuras.